Imagem: Reprodução/Pexels

 

De acordo com pesquisa do Sebrae-SP, a internet é utilizada por apenas 34,2% das micro e pequenas empresas para divulgar seus produtos e serviços. A pesquisa também aponta que o Facebook e WhatsApp são usados por 21,9% das MPEs e o site da empresa é a opção de apenas 14,4% delas.

E em um estudo realizado pela  ABComm/TrustedCompanys sobre e-commerce, indica que o consumidor está mais confiante em comprar pela Internet. Quem quer comprar está utilizando a web como forma de ajuda na tomada de decisão, comparando preços, pesquisando a respeito de produtos ou empresas e verificando recomendações de amigos nas redes sociais.

Analisando ambas pesquisas, se percebe a importância, para as micro pequenas empresas, em investir no marketing digital, podendo assim atingir seu público-alvo, mas com um custo-benefício de melhor retorno (em relação as mídias tradicionais (jornal, TV, rádio).

 

 

7 Benefícios do Marketing Digital

 

1.   Segmentação de Público-Alvo

É possível promover ações de marketing focadas no público que realmente interessa a empresa, conseguindo se comunicar e interagir de forma mais eficiente e assertiva.

 

2.   Mensuração

Por meio de ferramentas de análise das mídias sociais, é possível medir os resultados de cada campanha, verificando quais estratégias funcionaram e quais não funcionaram, dando respaldo técnico para a decisão de se continuar utilizando a estratégia atual ou se será necessário criar uma nova estratégia.

 

3.   Visibilidade e Autoridade da Marca

Através da presença online, aliada à produção de conteúdo relevante, a marca terá grandes chances de se transformar em uma autoridade, se tornando referência no setor em que atua; sendo citada por clientes, parceiros, formadores de opinião e até concorrentes. Dessa forma, a empresa conseguirá alcançar um melhor posicionamento no mercado, aumentando o número de potencias clientes e, consequentemente, as vendas.

4.    Fidelização de Clientes

Por intermédio de estratégias bem desenvolvidas e técnicas de marketing digital, a empresa conseguirá construir e manter um relacionamento com seu público-alvo. E um bom processo de fidelização, ocasionará em interações, compartilhamentos de informação e produtos da marca, de forma orgânica, gerados por esses fiéis clientes.

 

5.   Economia

Diferente das mídias tradicionais (jornal, TV, rádio), é possível atrair potenciais clientes de forma gratuita, por meio de postagens em redes sociais, envios de e-mail, conteúdo no blog da empresa ou por meio de busca orgânica no Google (gratuita).

 

6.   Concorrência com empresas maiores

Através de um estudo aprofundado, estratégias bem fundamentadas, é possível que micro e pequenas empresas consigam gerar bons resultados junto às maiores.

 

7.   Resultados de longa duração

O conteúdo criado pela marca em seu blog, por exemplo, poderá ser acessado mesmo anos depois de sua postagem e gerar empatia de potenciais clientes, resultando em prováveis vendas.

 

Conclusão

O Marketing Digital gera oportunidades às micro e pequenas empresas para serem encontradas na internet pelo seu potencial cliente. A presença online desenvolvida e aplicada de forma estratégica resultará na construção de autoridade e relacionamento com o público; em um melhor posicionamento no mercado de atuação e como consequência em vendas. Por isso é fundamental investir em Marketing Digital.

 

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7 Benefícios do Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

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