O logotipo é a assinatura da sua empresa e a representação gráfica da sua marca. É uma forma de torná-la tangível.

Logo oficial da Google

 

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, de janeiro a setembro de 2016 houve um aumento de 1,3% de abertura de novas empresas no Brasil, somando 1.542.967 de novas companhias. A grande maioria dos registros é de Microempreendedores Individuais (MEIs) – 79,1%, sendo que, em 2010 representavam menos da metade 45,9%. Apesar da crise atual no país, também é um momento de oportunidades, de tirar os projetos da gaveta e empreender.

 

A importância do Logo

O logotipo é um dos primeiros pontos de contato que o público-alvo vai ter com o seu negócio. Por isso, ele tem que ser muito bem elaborado e pensado de forma estratégica. Ou seja, o logo tem que conter: os valores da empresa, o diferencial do seu negócio, as cores precisam estar alinhadas com os objetivos da missão e visão da empresa, com público-alvo que queres atingir e as palavras-chave que vão nortear toda a construção da marca da sua empresa. Os elementos que serão utilizados, tanto as formas quanto as letras, também precisam ser pensados e alinhados a todos esses conceitos.

Dessa forma, conseguirá, junto com o logo, construir uma marca forte que será lembrada. Pois a “marca é a promessa, ela é a grande ideia e as expectativas que residem na mente do consumidor a respeito de um produto, de um serviço ou de uma empresa” (WHEELER, p. 12).

 

Constância na Identidade Visual

Após criar a identidade visual para o seu negócio, o logo, cartões de visita, layout da loja (se for o caso) e outros materiais gráficos, é preciso manter uma constância nas cores, fontes e elementos utilizados. Portanto, seu público-alvo conseguirá reconhecer a marca – associando na mente deles a imagem do negócio à marca – o que fará com que se lembrem do  nome e retornem, caso se identifiquem com a empresa.

 

Branding Chocolat – Confeitaria Artesanal

 

Cuidado com as cópias e plágios

É importante ficar atento ao nome e desenho da marca. Ambos devem ser únicos e originais, caso sejam cópia de alguma marca conhecida, a sua empresa poderá sofrer um processo por plágio – o que não é barato. Por isso, procure por profissionais qualificados e que realmente se preocupam com as questões autorais, além de serem experts em identidade visual.

 

Em resumo, a Importância do Logo para seu Negócio é:

  • Fortalecer a imagem da empresa no meio digital
  • Identificar as postagens nas redes sociais
  • Conquistar a confiança dos seus clientes
  • Mostrar que o seu negócio é profissional e sério

 

 

Ficou com alguma dúvida? Só enviar uma mensagem para contato@anukiagencia.com.br

 

 


 

Referências:

  • WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. 2.ed. – Porto Alegre: Bookman, 2008.

 

A Importância do Logo para o seu Negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *